in , ,

GRÁTIS: Orquestra Violões agita o Forte de Copacabana neste sábado

Orquestra em ação no Forte | Foto: Divulgação

A Orquestra Violões do Forte de Copacabana, em parceria com a Orquestra SINDIREFEIÇÕES-RJ, convidam o público para o concerto especial em homenagem ao Comandante Luiz Antônio Fortes, no dia 16 de janeiro, às 18h, na Alameda do Forte, em Copacabana. O comandante do Forte e diretor do Museu Histórico do Exército completa 2 anos de atividades e se despede do posto no próximo mês de janeiro. Com o fechamento de mais um ciclo de Comando e Direção, uma solenidade de passagem e entrada do novo comandante será realizada ainda no período.

“O Comandante Fortes foi um grande incentivador do Projeto da Orquestra e será lembrado pelos seus esforços em auxiliar os jovens nessa trajetória. Graças a ele, as apresentações vão além dos muros do Forte de Copacabana, ocupando praças e centros culturais pelo estado, país e no exterior. Sempre atento às necessidades, o projeto dedica a apresentação à sua constante pré-disposição em ajudar na organização da tarefa de unir cada vez mais jovens na missão na superação.”, explica Márcia Melchior, coordenadora da Orquestra Violões.

A noite segue como celebração ainda de boas-vindas ao novo Comandante da Casamata, Júlio Teodorico Nascimento Netto, que assume dia 21 de janeiro de 2016.

Serviço:

Orquestra de Violões do Forte de Copacabana
Local: Forte de Copacabana, Praça Coronel Eugênio Franco, n°1, Copacabana
Capacidade: 200 lugares, classificação livre
Data: 16 de janeiro de 2015
Horário: 18h
Programa: Clássicos da MPB

Entrada gratuita

Sobre a Orquestra Violões do Forte de Copacabana

A Orquestra Violões do Forte de Copacabana é uma iniciativa do Instituto Rudá e do Comando do Forte de Copacabana. Desenvolvido dentro do Forte, o projeto de inclusão social e cultural foi aprovado na Lei de Incentivo à Cultura e tem como patrocinadores a SindiRefeiçõesRJ, a FHE/POUPEX, e  Oi .

“O Forte de Copacabana nos recebeu de braços abertos. Graças a essa parceria nesses quatro anos pudemos realizar grandes sonhos, como se apresentar com o Trio Filarmônico de Viena, no Palácio da Cidade, na Rio+20, para o Papa Francisco durante a JMJ,  entre outros eventos importantes”, conta Marcia Melchior, diretora executiva do projeto. Além das apresentações citadas, a orquestra também participou de concertos didáticos em Lonas Culturas, e dos projetos “Construindo Cidadania nas Escolas” e “Mobilidade Sonora”.

Orquestra em ação no Forte | Foto: Divulgação
Orquestra em ação no Forte | Foto: Divulgação

Quando de sua criação, foram selecionados  jovens de comunidades (Pavão-Pavãozinho, Cantagalo, Chapéu Mangueira, Babilônia e Santa Marta) que se destacaram na seleção pelo seu grau de amadurecimento musical, além da frequência regular no ensino formal.

Hoje, os componentes da Orquestra Violões do integram ou são oriundos da rede de ensino pública. Eles ensaiam duas vezes por semana no Forte de Copacabana. O talento e a aptidão musical são os fatores que fazem a diferença para a escolha dos integrantes da Orquestra. Além dos violões, a orquestra reúne outros instrumentos, como clarineta, flauta transversa, violoncelo, violino, viola, piano, baixo, percussão e bateria.

O projeto conta com a direção executiva de Márcia Melchior, com a coordenação do músico Antônio Carlos, da dupla “Antônio Carlos e Jocafi”, arranjos e regência de Luiz Potter.

Gostou? Avalie! Sua avaliação nos ajuda a melhorar o conteúdo.

0 points
Upvote Downvote

Por

;-) Cantora, compositora, integrante do grupo Nós de Cabrália e amante de música brasileira.

Comentários

Deixe uma resposta

Loading…

0

Comments

0 comments

Geraldo Azevedo apresenta ‘Voz e Violão’ no Teatro Rival

Chico e Bethânia comandam Show de Verão da Mangueira