in , ,

Premiado projeto de formação profissional para o mercado da música está com inscrições abertas para edição à distância

O Brasil está entre os 11 maiores mercados de música do mundo e lidera na América Latina, segundo a IFPI (International Federation of the Phonographic Industry). Todo o negócio da música se mostra em processo de reinvenção e desponta como uma oportunidade para pessoas que querem empreender ou buscar um novo caminho. Com o objetivo de profissionalizar esse mercado, oferecendo um premiado programa de educação acessível e à distância para todo o Brasil, o curso Música & Negócios EAD está com inscrições abertas e aulas iniciando em 05/07 e indo até o fim de agosto.

O Música & Negócios EAD é um programa de extensão universitária resultado de uma experiência de 8 anos. É organizado pelo Instituto Gênesis da PUC-Rio e a Multimeios. Tem como parceiros institucionais e apoiadores o Instituto Oi Futuro e a UBC. Entre os resultados práticos, há alunos que reposicionaram carreiras artísticas, criaram ou desenvolveram seus próprios negócios e conseguiram oportunidades no mercado.

O projeto tem coordenação do jornalista, pesquisador, empreendedor na música e na educação e ex-subsecretário na Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, Leo Feijó, e conta com profissionais de ponta em selos e gravadoras, artistas que estão buscando novos caminhos para seus gêneros, profissionais históricos da mídia e pesquisadores.

As aulas vão passar pela história da música, impacto da tecnologia, marketing e distribuição digital, ecossistema da cultura, gestão de direito autoral, sincronização e audiovisual, music branding, promoção de eventos, gestão de arenas e casas de espetáculo, produção musical, elaboração de projetos culturais, editais e captação de recursos, modelagem de negócios e trajetória profissional,

Para mais informações, visite https://www.musicaenegocios.com.

PROGRAMA EAD MÓDULO I: MUSIC BUSINESS

Programa I: Indústria da Música: Cultura, Tecnologia e Direito Autoral

História da Indústria da Música                                                             

Música, Copyright e Tecnologia

A UBC e o Direito Autoral

ECAD: arrecadação e distribuição

Impacto da tecnologia no Direito Autoral

Programa II: Marketing Digital e Distribuição Digital

Marketing Digital

Spotify for Artists e outras ferramentas

Distribuição e Pitching nas DSPs (Digital Streaming Platforms)

Programa III: Planejamento de Negócios e Inovação

Ecossistema da Música

Planejamento de Negócios e Inovação I

Planejamento de Negócios e Inovação II

Técnicas de Pitching

Editais, Leis de Incentivo e Captação de Recursos

Programa IV: Gravadoras & Selos

Universal Music

Sony Music

Warner Music Brasil

A gravadora Deck

A fábrica de vinil da Polysom

O selo Joia Moderna, do DJ Zé Pedro

Programa V: Sound Branding, Sincronização e Divulgação

Music Branding

Rádio: a História e o Negócio

Jornalismo Musical e Curadoria

Produção Musical na TV

Como criar uma web-rádio e qual o panorama do segmento

Podcasts: mercado e técnicas

Estratégias de Promoção em Rádio

Programa VI: Economia da Música

Economia Criativa, Place Branding e Políticas para a Música

Empresariamento Artístico

CNPJ na Música: formalização como MEI, microempresa e outras opções

Mega Festivais: LiveNation e o Showbusiness no mundo

Feiras de Música e Conferências Internacionais

Programa VII: Produção Musical, Composição e Experimentações

Experimentação em Estúdio

Live Coding: Programação e Performances em Música e Audiovisual

Letra e Música

Programa VIII: Panoramas Regionais e Tendências

NFTs, Blockchain, Algoritmos e O Futuro da Música

A financeirização da música

O Negócio do Sertanejo

A Economia do Funk

Panorama do Samba

A Música Gospel no Brasil

Panorama da Música de Concerto no Brasil e no Mundo

A GRV e o Prêmio Profissionais da Música

Minas Gerais: cena artística e festivais

A fusão de gêneros contemporâneos em Belém do Pará

Cena eletrônica: produção e festivais

Corpo Docente

O corpo docente reúne mestres, doutores e executivos atuantes no mercado da música, como Marcel Klemm (diretor geral da Warner Chappell e ex-TV Globo), Guta Braga (ex-Sony, Universal, iMusica), Leonardo De Marchi (Doutor em Comunicação pela UFRJ) Sérgio Affonso (Presidente da Warner Music), João Augusto (Fundador da gravadora Deck), Ingrid Berger (Gestão de Backstage no Rock in Rio e outros eventos), Zanna (Sound Branding), Guilherme Flarys (Gomus Music Branding) além de produtores e empreendedores do setor.

Em ordem alfabética: Alessandra Baiocchi, Bernardo Amaral, Bruno Levinson, Barral Lima, Carolina Ficheira, Carla Arminda, Daniel Campello de Queiroz, Emerson Facão, Geraldinho Magalhães, Gustavo Ribeiro Vasconcellos, Guta Braga, Guilherme Flarys, Guilherme Velho, Flávia Souza Lima, Ingrid Berger, João Augusto, Julie Wein, Juliano Polimeno, Leonardo De Marchi, Leo Morel, Leo Feijó, Marcelo Damaso, Marcelo Vig, Marcos Xi, Marina Mattoso, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Maurício Bussab, Patrícia Palumbo, Sergio Affonso, Val Becker, Val Tinoco, Vanessa Damasco, Uirá Fortuna e Zanna, entre outros.

Realização:

Instituto Gênesis da PUC-Rio

Multimeios

Parceiros institucionais:

Oi Futuro / LabSonica

UBC – União Brasileira de Compositores

Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo

Secretaria Municipal das Culturas de Niterói (RJ)

Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro

Música, Copyright e Tecnologia (MCT)

IMMuB – Instituto Memória Musical Brasileira

Prêmio Profissionais da Música

Porto Iracema das Artes

Fundição Progresso

Circo Voador

Memory Audiovisual

Rádio Graviola

TUM Sounds

Diversão & Arte

Festival Se Rasgum

Smart Rights

Chiado Podcast

Estúdio Espaço Ipiranga

Suburbana Produtora

Gramo Design Estratégico

Debs Consultoria

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Deixe uma resposta

Loading…

0

Comments

0 comments

Murilo Silvestrim convida a um mergulho profundo no segundo álbum, “Encontrar”

André Abujamra lança EP com versões de Gilberto Gil, Chico César e Itamar Assumpção