O Brasil está entre os 11 maiores mercados de música do mundo e lidera na América Latina, segundo a IFPI (International Federation of the Phonographic Industry). Todo o negócio da música se mostra em processo de reinvenção e desponta como uma oportunidade para pessoas que querem empreender ou buscar um novo caminho. Com o objetivo de profissionalizar esse mercado, oferecendo um premiado programa de educação acessível e à distância para todo o Brasil, o curso Música & Negócios EAD está com inscrições abertas e aulas iniciando em 05/07 e indo até o fim de agosto.
O Música & Negócios EAD é um programa de extensão universitária resultado de uma experiência de 8 anos. É organizado pelo Instituto Gênesis da PUC-Rio e a Multimeios. Tem como parceiros institucionais e apoiadores o Instituto Oi Futuro e a UBC. Entre os resultados práticos, há alunos que reposicionaram carreiras artísticas, criaram ou desenvolveram seus próprios negócios e conseguiram oportunidades no mercado.
O projeto tem coordenação do jornalista, pesquisador, empreendedor na música e na educação e ex-subsecretário na Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, Leo Feijó, e conta com profissionais de ponta em selos e gravadoras, artistas que estão buscando novos caminhos para seus gêneros, profissionais históricos da mídia e pesquisadores.
As aulas vão passar pela história da música, impacto da tecnologia, marketing e distribuição digital, ecossistema da cultura, gestão de direito autoral, sincronização e audiovisual, music branding, promoção de eventos, gestão de arenas e casas de espetáculo, produção musical, elaboração de projetos culturais, editais e captação de recursos, modelagem de negócios e trajetória profissional,
Para mais informações, visite https://www.musicaenegocios.com.
PROGRAMA EAD MÓDULO I: MUSIC BUSINESS
Programa I: Indústria da Música: Cultura, Tecnologia e Direito Autoral
História da Indústria da Música
Música, Copyright e Tecnologia
A UBC e o Direito Autoral
ECAD: arrecadação e distribuição
Impacto da tecnologia no Direito Autoral
Programa II: Marketing Digital e Distribuição Digital
Marketing Digital
Spotify for Artists e outras ferramentas
Distribuição e Pitching nas DSPs (Digital Streaming Platforms)
Programa III: Planejamento de Negócios e Inovação
Ecossistema da Música
Planejamento de Negócios e Inovação I
Planejamento de Negócios e Inovação II
Técnicas de Pitching
Editais, Leis de Incentivo e Captação de Recursos
Programa IV: Gravadoras & Selos
Universal Music
Sony Music
Warner Music Brasil
A gravadora Deck
A fábrica de vinil da Polysom
O selo Joia Moderna, do DJ Zé Pedro
Programa V: Sound Branding, Sincronização e Divulgação
Music Branding
Rádio: a História e o Negócio
Jornalismo Musical e Curadoria
Produção Musical na TV
Como criar uma web-rádio e qual o panorama do segmento
Podcasts: mercado e técnicas
Estratégias de Promoção em Rádio
Programa VI: Economia da Música
Economia Criativa, Place Branding e Políticas para a Música
Empresariamento Artístico
CNPJ na Música: formalização como MEI, microempresa e outras opções
Mega Festivais: LiveNation e o Showbusiness no mundo
Feiras de Música e Conferências Internacionais
Programa VII: Produção Musical, Composição e Experimentações
Experimentação em Estúdio
Live Coding: Programação e Performances em Música e Audiovisual
Letra e Música
Programa VIII: Panoramas Regionais e Tendências
NFTs, Blockchain, Algoritmos e O Futuro da Música
A financeirização da música
O Negócio do Sertanejo
A Economia do Funk
Panorama do Samba
A Música Gospel no Brasil
Panorama da Música de Concerto no Brasil e no Mundo
A GRV e o Prêmio Profissionais da Música
Minas Gerais: cena artística e festivais
A fusão de gêneros contemporâneos em Belém do Pará
Cena eletrônica: produção e festivais
Corpo Docente
O corpo docente reúne mestres, doutores e executivos atuantes no mercado da música, como Marcel Klemm (diretor geral da Warner Chappell e ex-TV Globo), Guta Braga (ex-Sony, Universal, iMusica), Leonardo De Marchi (Doutor em Comunicação pela UFRJ) Sérgio Affonso (Presidente da Warner Music), João Augusto (Fundador da gravadora Deck), Ingrid Berger (Gestão de Backstage no Rock in Rio e outros eventos), Zanna (Sound Branding), Guilherme Flarys (Gomus Music Branding) além de produtores e empreendedores do setor.
Em ordem alfabética: Alessandra Baiocchi, Bernardo Amaral, Bruno Levinson, Barral Lima, Carolina Ficheira, Carla Arminda, Daniel Campello de Queiroz, Emerson Facão, Geraldinho Magalhães, Gustavo Ribeiro Vasconcellos, Guta Braga, Guilherme Flarys, Guilherme Velho, Flávia Souza Lima, Ingrid Berger, João Augusto, Julie Wein, Juliano Polimeno, Leonardo De Marchi, Leo Morel, Leo Feijó, Marcelo Damaso, Marcelo Vig, Marcos Xi, Marina Mattoso, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Maurício Bussab, Patrícia Palumbo, Sergio Affonso, Val Becker, Val Tinoco, Vanessa Damasco, Uirá Fortuna e Zanna, entre outros.
Realização:
Instituto Gênesis da PUC-Rio
Multimeios
Parceiros institucionais:
Oi Futuro / LabSonica
UBC – União Brasileira de Compositores
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Secretaria Municipal das Culturas de Niterói (RJ)
Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro
Música, Copyright e Tecnologia (MCT)
IMMuB – Instituto Memória Musical Brasileira
Prêmio Profissionais da Música
Porto Iracema das Artes
Fundição Progresso
Circo Voador
Memory Audiovisual
Rádio Graviola
TUM Sounds
Diversão & Arte
Festival Se Rasgum
Smart Rights
Chiado Podcast
Estúdio Espaço Ipiranga
Suburbana Produtora
Gramo Design Estratégico
Debs Consultoria
Comments
0 comments