A obra do poeta Federico García Lorca, um dos mais importantes autores da língua espanhola do século XX, acaba de ganhar um EP com 6 faixas, produzido durante a pandemia do novo coronavírus. O projeto reúne a experiência e versatilidade de três artistas brasileiros: Daniel Drummond, Marianna Leporace e Felipe Radicetti.
Felipe Radicetti foi o responsável por transformar os poemas em canções e é também o responsável pelo órgão que dá a ambientação harmônica das canções, criando uma atmosfera introspectiva. Já Daniel Drummond criou as partes de violão, guitarra e baixo fretless, criando o clima da narrativa musical. Completa o trio, a cantora Marianna Leporace, responsável por interpretar a poesia original de Lorca em espanhol, alcançando uma profunda e envolvente expressão dos sentidos e poéticas presentes na obra.
Lorca, destacado poeta espanhol e uma das primeiras vítimas do fascismo de Francisco Franco, foi assassinado em 1936, aos 38 anos, deixando uma obra que o colocou entre os mais importantes autores da língua espanhola do século XX.
A composição das canções se seguiu ao prêmio de apoio à criação de música popular da Fundación SGAE, em 2018, em que Felipe Radicetti foi contemplado. A admiração por Lorca reuniu Felipe, Marianna e Daniel na realização deste projeto.
O processo de produção diferiu das experiências anteriores dos artistas: trata-se de uma produção de quarentena e ocorreu durante o isolamento imposto pela pandemia da COVID-19, entre os meses de agosto e setembro de 2020, forçando cada artista a trabalhar criativamente isolado, gravando com o equipamento disponível em casa. Marianna gravou todas as vozes do disco em seu aparelho celular e os instrumentistas – Felipe e Daniel – gravaram cada um em sua casa, diretamente no computador. A edição, a mixagem e a masterização também foram feitos em casa.
O projeto inclui, além dos fonogramas, a produção de 6 vídeo clipes, um para cada música, com a produção e lançamento mensais previstos para o início de 2021.
Comments
0 comments