Continuando seu passeio por ritmos brasileiríssimos por excelência, o duo carioca GuaiaMoons segue promovendo sua visão multifacetada do rap em uma faixa inspirada pela guitarrada do Pará. Fazendo uma ponte regional e geracional que representa a pluralidade do Brasil, “Liberdade Guaiamun” é também uma canção dançante por uma vida sem amarras. O single já está disponível nas principais plataformas de streaming e ganha um vídeo performático.
O duo formado pelo rapper McMãe e pelo músico e produtor Bernardo Massot mostra novas cores neste single. A inspiração veio após Massot desenvolver uma pesquisa sobre as guitarradas paraenses durante um trabalho ao lado do rapper Rapadura. “Ele veio com um riff e a harmonia, eu já pensei em uma letra pra cima, libertária, escrachada e dançante”, lembra McMãe.
A identidade da música ganhou forma com a participação especial do guitarrista Jayme Monsanto, que integra o projeto Noites do Norte (especializado em ritmos paraenses) e trabalhou com Massot na banda Whipallas; e pelo baixo de Ari Nascimento, integrante da banda Placa Luminosa e toca atualmente com Hungria Hip Hop, que trouxe o swing e o groove que a faixa pedia para acompanhar os beats.
GuaiaMoons busca na riqueza da música brasileira a sua principal inspiração para o projeto. Após a saudosista e praieira “Tempo Bom” e uma homenagem ao manguebeat em “Mangue”, os dois primeiros singles já revelados, “Liberdade Guaiamun” serve de um manifesto por uma vida sem limitações.
“A letra fala sobre a leveza de se desvencilhar de alguma pessoa ou situação que está te cerceando, julgando ou oprimindo. E aquela empolgação e ousadia de recomeçar o jogo zerado, sem peso nas suas costas. Tinha a ver com algo que eu estava passando na época mas optei em deixar o sentido bem aberto para canção ser uma espécie de ‘ode à liberdade’”, completa McMãe.
Ele atua no underground carioca desde 1997, ganhou projeção nacional ao lado do parceiro MC Fox, rendendo parcerias com nomes como ConeCrewDiretoria, Raimundos, Dibob, Forfun, Scracho e muitos outros. Atualmente também integra a banda de rock Carranca.
Já Bernardo Massot atua na área desde 2005 e já trabalhou com nomes como Nave, Edi Rock, Karol Conká, Negra Li, Projota, Rashid, Rincon Sapiência, além de Rapadura.
Na sonoridade do GuaiaMoons é possível identificar muitas vertentes e estilos, indo do boombap ao trap. Elementos caiçaras inserem-se no contexto cosmopolita, com batidas eletrônicas e instrumentos orgânicos. Essas facetas vão se revelando a cada novo single, como é o caso de “Liberdade Guaiamun”, já disponível para streaming e como clipe dirigido pela banda com efeitos de Igor Torres.
Assista a “Liberdade Guaiamun”:
Comments
0 comments