Há quatro meses, a Billboard Brasil fez uma eleição para escolher o artista mais influente do país. 90 artistas votaram e Caetano Veloso foi o mais citado. Agora, é a vez de Caetano aparecer no topo de outra lista da Billboard: a de artista mais completo.
VOTO POPULAR: AGORA É A SUA VEZ DE DIZER QUAL O ARTISTA MAIS COMPLETO
Assim como na eleição que escolheu David Bowie como o artista mais completo de todos os tempos, 12 críticos musicais e pessoas que trabalham diretamente com música votaram em diversos quesitos como voz, presença de palco, capacidade de reinvenção na carreira, carisma, quantidade de hits, versatilidade e relevância da obra. Abaixo, você vê os 50 artistas que conquistaram as maiores médias:
Quem abre a lista é Samuel Rosa, líder do Skank. Um dos responsáveis por uma nova formatação do som de Minas Gerais nos anos 1990 e compositor de mão cheia, tem na sua quantidade de hits o maior trunfo para estrar entre os 50 artistas mais completos do Brasil.
Divulgação
Baterista, guitarrista e membro de diversas bandas além do Ira!, Scandurra deve suas maiores notas nessa eleição devido a sua capacidade de reinvenção.
Divulgação
Dinho partiu pouco tempo depois de completar 24 anos. Os shows dos Mamonas Assassinas, de uma energia ímpar, deram as maiores médias para seu vocalista.
Divulgação
Artista vivo mais jovem da lista, com 30 anos, Emicida teve um empate: suas maiores notas se deram por conta das suas performances contagiantes e de seu carisma.
Divulgação
Elétrico, Jair Rodrigues, mesmos nos últimos shows de sua vida, chegava a plantar bananeira no palco. Essa alegria deu a ele suas maiores notas.
Divulgação
Quando se fala em rádios com programação adulta, se pensa em Djavan. É um dos artistas mais presentes no nosso dia a dia devido a seus hits.
Divulgação
Uma das mais belas vozes da música brasileira. Infelizmente, sua morte precoce fez com que outros quesitos não fossem tão bem pontuados quanto a sua voz.
Divulgação
É impossível ver um show de Daniela Mercury e ficar parado. Essa energia contagiante fez o júri pontuar muito bem a sua presença de palco.
Divulgação
Tanto nos Novos Baianos quanto em sua carreira solo, Moraes representa a riqueza da música do nordeste com seus inúmeros hits.
Divulgação
Compositor que transita entre o pop, rock, mpb e já teve até versões em pagode, os hits são os grandes responsáveis pela colocação de Nando Reis na lista.
Divulgação
Lenine poderia estar aqui por conta de seus hits e até da sua presença de palco, mas foi sua voz que conquistou nosso júri.
Divulgação
Ex-Titã multimídia já teve que mudar os rumos da sua carreira algumas vezes. Esse poder de reinvenção deu a Arnaldo Antunes a maior média do júri.
Divulgação
Paulinho da Viola mostra que não precisa falar alto para conquistar votos no grito.
Divulgação
Ver um show de Alceu Valença é uma experiência – se for no Carnaval de Recife, então, mais ainda.
Divulgação
Sertanejo mais bem votado da lista, Zezé é responsável por diversos hits que vão além da sua dupla com Luciano.
Divulgação
Pepeu, que comemora atualmente 50 anos de carreira, tem na sua habilidade com a guitarra e sua voz os destaques nessa votação.
Divulgação
Idolatrado por artistas internacionais, Arnaldo Baptista só mostrou que a relevância do seu trabalho ultrapassa as barreiras da língua.
Divulgação
Um dos grandes nomes do samba brasileiro, Martinho da Vila garantiu as maiores novas com a sua voz mansa, “devagar, devagarinho”.
Divulgação
Da timidez do backstage e das entrevistas para a eletricidade e a explosão no palco, Cassia Eller teve uma grande média nesse quesito.
Divulgação
Sempre pronto para declarações polêmicas, conquistou o público desde a época do Planet Hemp e renovou seu público com a carreira solo. Isso ajudou nas notas altas no quesito “Carisma”.
Divulgação
O sambista tem em seu carisma o ponto forte do seu trabalho – sem contar a relevância dentro do samba.
Divulgação
“Amigo” de Roberto Carlos, Erasmo é parceiro em grande parte das composições do Rei e levou notas altas no quesito “Quantidade de Hits”.
Divulgação
Líder de um dos grandes fenômenos do pop nacional, Renato Russo levou boas notas devido aos hits da sua Legião Urbana.
Divulgação
Líder do grupo de rap mais importante do país, Mano Brown conquistou os jurados devido à relevância do seu trabalho.
Divulgação
Milton é do Rio de Janeiro, mas é conhecido como uma das vozes mais relevantes de Minas Gerais. E essa voz deu as notas mais altas para o “Bituca”.
Divulgação
Música, teatro, TV, cinema, rádio… Paulo Miklos está em todos os lugares e essa versatilidade foi a responsável pela maior média na sua votação.
Divulgação
Baby do Brasil é uma força da natureza – quem viu algum show da reunião dos Novos Baianos pôde ver isso de perto. Sua presença de palco foi destaque na votação.
Divulgação
Um dos artistas mais injustiçados do Brasil, Simonal botou sua voz para brigar por uma boa colocação na lista.
Divulgação
Junto com Tom Jobim, levou a música brasileira para todo o mundo e teve na relevância da sua obra as maiores notas.
Divulgação
Uma das mulheres mais poderosas da música brasileira, tem, além de tudo, um grande carisma. Ele foi o responsável por coloca-la muito bem em nossa lista.
Divulgação
Líder do Manguebit, um dos movimentos culturais mais importantes do Brasil nos anos 1990, Chico Science deixou o mundo prematuramente mas continuou relevante a ponto de abrir o top 20 dessa lista. A sua postura no palco ganhou as notas mais altas do júri.
Divulgação
O Rei do Baião levou a música nordestina para o mundo. Por isso, a relevância da sua obra ganhou altas notas.
Divulgação
Aos 79 anos, Tom Zé se prepara para lançar novo álbum e ainda tem a presença de palco como seu ponto forte.
Divulgação
Cantora mais experiente da lista, está em atividade e dialogando com o público jovem de forma surpreendente. A energia transmitida por sua voz deu as notas mais altas para Elza Soares.
Divulgação
Basta ver alguns vídeos de apresentações do Barão Vermelho ou de Cazuza solo para comprovar que a presença de palco era, realmente, o seu ponto forte.
Divulgação
Em ótima fase e com disco lançado recentemente, Gal Costa conquistou uma ótima colocação devido a sua voz.
Divulgação
Um dos artistas que ajudou a formatar o pop no Brasil nos anos 1980, Lulu Santos deve a sua quantidade de hits as notas mais altas.
Divulgação
Artista multimídia, intérprete e compositora, Marisa Monte teve em sua voz as notas mais altas do júri.
Divulgação
O Rei não entrou no top 10, mas teve na sua quantidade de hits o trunfo para ser bem votado.
Divulgação
Um dos mais brasileiros dos compositores, Tom Jobim conquistou notas altíssimas devido a relevância da sua obra.
Divulgação
O ESTADO MAIS MUSICAL
O Rio de Janeiro é o estado que mais cedeu artistas para a lista, com 19. Na sequência, a Bahia traz 11 artistas. Detalhe: dentro o top 10, a situação se inverte. Bahia fica na frente com quatro artistas e ultrapassa o Rio, com três.
Ainda na lista dos 50: São Paulo com nove artistas, Pernambuco com quatro e Minas Gerais com dois.
MÉDIA ALTA DE IDADE
A média de idade na lista dos 50 artistas mais completos é de 59,18 anos. Os mais velhos são Tom Zé e Elza Soares (79 anos) e os mais novos são Emicida (30 anos) e Dinho, vocalista dos Mamonas Assassinas, que faleceu aos 24 anos.
VOTARAM: Bruna Serur, Lucas Borges Teixeira, Marcos Lauro, Marcos Sergio Silva, Marcos Xi, Mauricio Amendola, Monica Herculano, Patrícia Palumbo, Roberto Maia, Rodrigo Amaral, Wagner Gueller e Yasmin Muller.
Relacionado
Comments
0 comments