in , , , , ,

CONHEÇA ‘Em Pedaços’, o novo álbum de Paulinho Thomaz

PaulinhoThomaz | Foto: Alice Venturi
PaulinhoThomaz | Foto: Alice Venturi

Aos pedaços. Assim foi gravado o novo álbum de Paulinho Thomaz, artista do mês de maio da Peneira Musical. Por si só, o processo de criação já seria suficiente para batizar o novo trabalho, mas “Em Pedaços” também é título de uma das músicas do disco, que ganhou clipe que foi exibido em diversos canais de TV.

Capa de "Em Pedaços"
Capa de “Em Pedaços”

Com produção de André Mafra, “Em Pedaços” (independente) sucede o primeiro trabalho da carreira de Paulinho, um disco homônimo, lançado em meados de 2010. O novo álbum foi gravado ao longo de três anos, entre 2012 e 2015, e mixado por Duda Suliano, no estúdio Laboratório Coletivo, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A masterização ficou a cargo da empresa americana Sage Audio.

Os músicos responsáveis pelo projeto foram Diego Laje (bateria e percussão), e os próprios André Mafra (baixo) e Duda Suliano (guitarra, violão e instrumentos de corda).

O novo disco, composto por canções de autoria ou coautoria do compositor, começa com a POP “Recomeçar”. Para Paulinho, a faixa de abertura do trabalho nasceu a partir de uma busca específica.

“Eu estava à procura de uma canção mais POP pro disco e Recomeçar apareceu”.

A música-título, “Em Pedaços”, é a segunda faixa.

“Fomos muito felizes no arranjo e na concepção técnica dessa música. Ela foi uma das primeiras a ser gravada, lá em 2012, e sua sonoridade se mantém bastante atual”.

“A Casa Tá Triste” traz fatos inesperados e curiosos, como objetos que conversam com o autor.

“As pessoas gostam da ideia dos objetos ganharem vida. ‘A Casa’ já teve uma versão divulgada na internet, que contou com a participação da cantora Teka Balluthy. Ouvindo a música após o lançamento virtual, comecei a sentir que a história combinava mais com um discurso de uma pessoa só”.

A canção “Receita de Domingo”, escrita com Elisa Fernandes, amiga e parceira do Nós de Cabrália– grupo do qual Paulinho faz parte desde sua criação, em 2012 –, é a quarta faixa.

“A ‘música da comida’ ou a ‘música do almoço’, como muitos amigos se referem a ela, é uma das apostas do CD. Tive a felicidade de contar com a participação da Elisa na gravação”.

A quinta música do álbum é a criativa “Fabrico Paciência”.

“É uma das minhas melhores letras. Tem uma construção inspirada na arte do Arnaldo Antunes, um dos artistas que mais me influencia na atualidade”.

Parceria com André (China) Mafra, produtor do disco, “Desprevenido” é a sexta canção do álbum.

“O China compõe de uma forma e eu de outra. Nossas influências são distintas e acho que esse é um dos motivos da gente se dar bem profissionalmente. ‘Desprevenido’ é, na minha opinião, uma das músicas que mais se diferencia das outras do disco”.

A penúltima faixa, “Céu de Outubro”, composição introspectiva do artista, que passou por muitos problemas pessoais ao longo do processo de gravação do projetoconta com a participação de outro parceiro do Nós de Cabrália, o mineiro Tuca Oliveira, no acordeão.

“Fiz ‘Céu de Outubro’ após perder meu pai e acredito que ela carrega na letra e na melodia essa fase da minha vida”.

Para fechar o disco, Paulinho escolheu “De Repente”, canção romântica que reforça sua veia POP.

“Até enviar pra fábrica fiquei em dúvida entre essa faixa e mais duas pra fechar o trabalho. Acabei optando por ela e as outras ficaram de fora”.

Ouça “Em Pedaços” nas principais plataformas de streaming:
Spotify: https://open.spotify.com/album/1JGHgqroTt5EFGFlLCh2qX

Deezer: http://www.deezer.com/album/12850990

iTunes: https://itunes.apple.com/br/album/em-pedacos/id1102274977

Google Play: https://play.google.com/store/music/album?id=Bngrcwcn3bvbwgbh6353ypl3boe

Sobre Paulinho Thomaz

Quando criança, Paulinho surpreendeu todos ao subir no palco de um restaurante lotado em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, para cantar. Alguém havia esquecido um microfone ligado e aquele moleque de apenas cinco anos aproveitou o descuido. Certamente, era o prenúncio de uma vocação.

Aos 14, decidiu estudar violão na ELAM (Escola Livre de Aprendizagem Musical), na Zona Oeste da capital fluminense. Em parceria com seu professor Henrique Bonna fez sua primeira canção, “Deixe”.

Por sugestão da ELAM, Paulinho tornou-se vocalista de uma banda que se apresentava nas festas da escola de música. Em virtude da boa repercussão das apresentações, em 2004 surgiu a Armazém 21, banda da qual foi o cantor e o principal compositor até maio de 2008.

Com a ‘Armazém’, Paulinho subiu em palcos importantes do cenário underground carioca – como o do Teatro Odisseia, na Lapa, e o da própria ELAM, em Jacarepaguá – e participou de diversas entrevistas em jornais, rádios e programas de televisão.

Em 2010, com muitas músicas na gaveta e novas ideias na cabeça, o artista, que também é jornalista, decidiu lançar seu primeiro álbum solo. O CD, homônimo, trouxe dez canções, três delas em parceria com amigos dos tempos de Armazém 21, Frederico Ramos e Fabrício Nunes.

Nele, Paulinho revelou um som influenciado não só pelas bandas de rock dos anos 80, mas também por figuras como Paulinho Moska e Arnaldo Antunes. Sua receita foi misturar tudo isso num grande liquidificador, adicionar novos temperos, salgar, adoçar e… pronto! Música para alimentar um grupo de admiradores crescente.

Durante a turnê de apresentação do primeiro trabalho, o artista abriu shows de nomes como Leoni eEd Motta.

Em 2011, Paulinho levou seu trabalho a São Paulo pela primeira vez, participando de um Festival Estudantil. A partir de 2012 começou a lançar as canções que, mais tarde, iriam compor seu segundo álbum, “Em Pedaços”, nome também da música que inspirou seu primeiro clipe, dirigido por Gabriel Martinho.

Ainda em 2012, frequentando saraus pelo Rio de Janeiro, conheceu Elisa Fernandes, Tuca Oliveira, Daniel Delavusca, David Alfredo e outros importantes compositores de sua geração, com os quais fundou o grupo Nós de Cabrália.

Com Elisa, Paulinho apresentou o show #NÓS2, espetáculo que circulou por diversos espaços da Cidade Maravilhosa, da Zona Norte à Zona Sul.

No final do mês de abril de 2016 o álbum “Em Pedaços” foi lançado virtualmente. O CD estará nas lojas de todo o Brasil até o final de junho.

Gostou? Avalie! Sua avaliação nos ajuda a melhorar o conteúdo.

0 points
Upvote Downvote

Por

;-) Cantora, compositora, integrante do grupo Nós de Cabrália e amante de música brasileira.

Comentários

Deixe uma resposta

Loading…

0

Comments

0 comments

Céu lança ‘Tropix’ no Circo Voador

Show que homenageia a Era dos Festivais chega ao Espaço Tom Jobim