in , , , ,

17 filmes que levaram o Rock and Roll para as telonas + extras

O Dia Mundial do Rock está aí (comemora-se em 13 de julho) e a turma da Peneira Musical não podia deixar passar em branco essa data da pesada. Criamos uma lista pra mostrar que o cinema e o rock possuem uma relação de longa data. Os títulos abaixo merecem – no mínimo – uma audição. Aumenta aí que é rock and roll! \m/

Alguns dos filmes abaixo você pode encontrar pela internet facilmente para assistir (Youtube, Netflix, etc). Para quem curte o bom e velho rock, a lista vai fazer voltar no tempo e/ou te deixar antenado com as novidades das telonas que têm o ritmo como inspiração.

1. Janis: Little Girl Blue (2016)

Documentário relembra a história da rainha do rock, Janis Joplin. Ela começa a carreira em bares de música folk e ganha projeção, liderando a banda Big Brother and the Holding Company. Seu cabelão e a voz rouca a levou para grandes festivais ao redor do mundo, cantando hits, como “Me and Bobby McGee” e “Piece of My Heart”, até que morre em 1970, aos 27 anos, por overdose de heroína.

Curiosidades

– O documentário levou sete anos para ficar pronto.
– O subtítulo em inglês do filme, Little Girl Blue, é o nome de uma canção de Janis Joplin.
– A produção foi exibida em festivais como os de Veneza e Toronto.

2. Elvis & Nixon (2016)

Em dezembro de 1970, o presidente Richard Nixon (Kevin Spacey) arranja um espaço em sua agenda para atender um pedido do cantor Elvis Presley (Michael Shannon), que queria conhecer o político. O Rei do Rock ficou empolgado, dando de presente um revólver Colt 45 para o governante. Elvis ainda se prontifica a ajudar em campanhas de combate às drogas.

Curiosidades:

– O filme é baseado em fatos reais.
– O mesmo encontro já foi visto no telefilme Elvis Meets Nixon (1997).
– A produção vinha sendo desenvolvida há um bom tempo. Originalmente, Danny Huston interpretaria Richard Nixon e Erica Bana, o Rei do Rock. Bana também assinaria a produção-executiva do longa.

3. Elvis (1979)

A vida de Elvis Presley, desde jovem até os momentos de auge e de decadência da sua carreira. Quando menino, Elvis viveu uma infância conturbada e humilde, e lutou para ascender à fama. Ele se tornou um ícone do rock fazendo diversos filmes em que atuava e cantava, e que sempre continham muitas garotas e brigas. Quando já era uma estrela da música e do cinema, caiu nos excessos da fama e das drogas, o que o levou à uma devastadora decadência. Tudo isso é embalado ao som das músicas de Elvis.

4. Queen: A Night in Bohemia (2016)

Documentário exibe o show da banda britânica Queen no Hammersmith Odeon, em Londres, realizado em 1975. Ela apresenta sucessos como “Bohemian Rhapsody”, “Keep Yourself Alive” e “Killer Queen”. Remasterizado e restaurado, a produção ainda conta a história do grupo liderado por Freddie Mercury com entrevistas inéditas.

5. Cobain: Montage of Heck (2015)

Usando vídeos caseiros inéditos, fotos íntimas, animação e o áudio de uma entrevista concedida à revista Rolling Stone, o documentário conta a história de Kurt Cobain, líder da banda Nirvana. Ele era uma criança tímida, se tornou rebelde na adolescência e já adulto lançou o movimento grunge e se tornou um dos ícones da música americana. Além disso, o astro do rock revela como chegou ao nome Nirvana para batizar sua banda. No primeiro vídeo abaixo você confere o trailer e ainda pode assistir o filme (pago).

Curiosidades:

– A última apresentação ao vivo do Nirvana foi em 1 de março de 1994, num show em Munique, na Alemanha. Kurt Cobain tinha constantes brigas com os outros integrantes da banda, Dave Grohl e Krist Novoselic, e também enfrentava um casamento turbulento com a cantora e atriz Courtney Love.
– No dia 5 de abril de 1994 o cantor se matou com um tiro na cabeça.
– Frances Bean Cobain, filha de Kurt Cobain, assina a produção executiva. Ela tinha pouco mais de 1 ano quando o pai morreu.
– Courtney Love seria a produtora do documentário. Para explicar seu afastamento, o diretor de Kurt Cobain: Montage of Heck, Brett Morgen, disse numa entrevista: “Courtney será um dos temas do filme e todos concordamos que seria melhor se não fosse dado a ela o controle editorial do filme”.
– Antes da estreia do documentário foi lançado um livro com imagens de animação e fotos raras do cantor.
– A trilha sonora do documentário conta com uma canção acústica e inédita de Kurt Cobain, com 12 minutos.
– Brett Morgen, levou oito anos para juntar o material do longa, entre fots e mais de 200 horas de gravações de áudios inéditos.

6. Iron Maiden – Flight 666 (2009)

O documentário acompanha parte da turnê mundial “Somewhere back in time”, em que a lendária banda de heavy metal Iron Maiden percorreu treze países a bordo de seu Boeing 757 customizado, pilotado pelo vocalista Bruce Dickinson. O filme mostra a intensa e cansativa rotina dos ingleses na estrada, desde a necessidade periódica de terem que se adaptar às mudanças de fuso-horário até a pressão constante de garantirem que cada apresentação esteja à altura da expectativa dos milhares de fãs apaixonados que têm ao redor do mundo.

7. Cadillac Records (2008)

O perigo tinha um ritmo. O sexo tinha um som. E a liberdade tinha sua própria musicalidade.

Cadillac Records conta a história da ascensão da gravadora Chess Records, de Leonard Chess (interpretado por Adrien Brody), e dos artistas que gravaram nela, como Muddy Waters (interpretado por Jeffrey Wright), Little Walter (interpretado por Columbus Short), Chuck Berry (interpretado por Mos Def), Willie Dixon (interpretado por Cedric The Entertainer) e a fabulosa Etta James (interpretada por Beyoncé Knowles). Com uma história de sexo, violência, racismo e rock and roll na Chicago dos anos 50 e 60, o filme mostra as vidas turbulentas e excitantes de algumas das maiores lendas da indústria musical da América.

8. Titãs – A Vida Até Parece uma Festa (2008)

Os Titãs contam sua própria história. Em ritmo de aventura, com cenas inéditas da vida dentro e fora dos palcos, gravações de álbuns antológicos e de grandes sucessos desde os primórdios até hoje. Para os fãs da banda e de rock nacional, uma ótima pedida.

Filme completo (na data 13/07/2016) estava disponível no link abaixo:

9. Escola de Rock (2003)

Dewey Finn (Jack Black) foi expulso de sua banda de rock. Sozinho e endividado, ele é ameaçado de despejo pela namorada do amigo professor. Mas um telefonema pode ser a solução dos seus problemas: uma escola precisa de um professor substituto. Agora basta ele se passar pelo amigo, aceitar o cargo e ensinar. Mas ensinar o que? Bem, isso já é uma outra história, que o hilariante Jack Black sabe ensinar como ninguém. E você vai rir como nunca.

10. The Doors (1991)

Val Kilmer encarna o carisma elétrico de Jim Morrison, líder dos Doors, neste belíssimo filme de Oliver Stone. Com atuações de Meg Ryan, Kyle MacLachlan, Frank Whaley, Kevin Dillon e Billy Idol, THE DOORS percorre a trajetória do início da carreira de Jim Morrison, na praia de Venice, à sua ascensão ao topo do altar do rock. Nesta jornada, ele conviveu com uma escuridão que traria o seu fim e o fim da sua banda. THE DOORS é um clássico lúgubre, tocante e um pouco louco.

11. La Bamba (1987)

A vida da lenda do rock’n roll Richie Valens explode nas telas neste celebrado filme, cheio de músicas e com as atuações marcantes de Lou Diamond Phillips E Esai Morales como seu meio irmão, Bob. La Bamba descreve a ascenção meteórica de um rapaz de 17 anos, de descendência mexicana, desde seu trabalho no campo até ser um astro do rock nos Estados Unidos, mostrando seus grandes sucessos e o seu encontro com o destino.Impulsionado pelos hits de Richie Valens,nas interpretações ganhadoras de Grammy pela banda Los Lobos, bem como de clássicas dos anos 50, La Bamba recria os emocionantes primeiros dias do rock e presta uma homenagem ao legado de um inesquecível talento, cuja música ultrapassou todas as fronteiras.

12. Running out of luck (1987)

Um cantor de rock vem ao Brasil para gravar um videoclipe mas, atrai a atenção de uma bela moça que o sequestra. Ela o escraviza durante o dia, ordenando que ele faça tarefas domésticas e durante a noite, o usa como seu parceiro sexual. Com músicas originais de Mick Jagger.

13. Paul McCartney and Wings – Rockshow (1980)

Após o fim dos Beatles e o lançamento de um álbum-solo, “Ram” (1971), Paul McCartney decide criar uma nova banda, chamada Wings. Nela havia apenas três músicos fixos: o próprio Paul, sua esposa Linda nos teclados e Denny Laine na guitarra. O filme acompanha a turnê “Wings Over the World”, realizada em 1976, que foi a mais extensa da banda.

Filme completo (na data 13/07/2016) estava disponível no link abaixo:

14. The Rolling Stones ‘Sweet Summer Sun: Hyde Park Live (2013)

Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ron Wood, os Rolling Stones, retornam ao Hyde Park, em Londres, para um show histórico, onde fizeram uma apresentação gratuita em 1969. Os músicos recebem no palco Mick Taylor, ex-guitarrista dos Stones entre os anos 60 e 70, para tocar clássicos como Satisfaction, Start Me Up, Brown Sugar e Gimme Shelter, num tributo ao bom e velho rock and roll.

Curiosidades

– O show marcou a comemoração de 50 anos dos Rolling Stones.
– No exterior foi lançado CD, LP, DVD, Blu-ray e ainda uma edição de luxo, contendo um livro de 60 páginas, que conta a história da banda, mais DVD, Blu-ray e 2 CDs.

15. All Is by My Side (2013)

Em All Is By My Side, há rock. Então, há Jimi Hendrix. All Is By My Side captura a energia, o carisma, o alucinante talento da lenda cuja influencia musical continua ressoando pelo mundo todo ainda hoje. Baseado em entrevistas atuais e materiais de arquivos, All Is By My Side traz autenticidade e revelações incisivas de um Jimi Hendrix por trás da lenda. Essencialmente uma história de amor, All Is By My Side é sobre o crescimento de um homem, caindo no amor e se tornando Jimi.

16. Faroeste Caboclo: O Filme (2013)

Faroeste Caboclo leva às telas a saga do personagem João do Santo Cristo, cantada por Renato Russo em um dos maiores sucessos da Legião Urbana. O filme conta a história de um brasileiro comum, João do Santo Cristo (Fabrício Boliveira), que deixa sua cidade natal e se muda para a Brasília em busca de uma vida melhor. Lá, ele encontra a miséria e o crime, mas também descobre o amor nos braços de Maria Lúcia (Ísis Valverde).

Curiosidades

– Este é o primeiro longa-metragem que René Sampaio dirige.
– O roteiro foi escrito por Marcos Bernstein (Central do Brasil) e Victor Atherino.
– Ísis Valverde, conhecida por sua participação em novelas brasileiras, faz sua estreia no cinema.
– O longa estava agendado para estrear em 26 de outubro de 2012 inicialmente, porém o filme enfrentou dificuldades na captação do orçamento necessário para sua finalização. Por isso, o adiamento para 2013 se tornou inevitável.
– A principal locação do filme aconteceu no bairro Jardim ABC, em Goiás. Lá, foi construída uma cidade cenográfica para reproduzir a cidade de Ceilândia do anos de 1970, retratada na música.
– Faroeste Caboclo: O Filme teve um orçamento de R$ 6 milhões.

17. Somos Tão Jovens (2011)

Somos Tão Jovens conta a emocionante e desafiadora história da transformação de Renato Manfredini Jr. no mito Renato Russo, revelando como um rapaz de Brasília, no final da ditadura, criou canções como ‘Que País é Este’, ‘Música Urbana’, ‘Geração Coca-Cola’, ‘Eduardo e Mônica’ e ‘Faroeste Caboclo’, verdadeiros hinos da juventude urbana dos anos 80 que continuam a ser cultuadas geração após geração por uma crescente legião de fãs.

Curiosidades

– Do mesmo diretor de Gatão de Meia Idade (2006).
– Do mesmo roteirista de Chico Xavier – O Filme (2010) e Central do Brasil (1998).
– A canção “Faroeste Caboclo”, do Legião Urbana, foi adaptada ao cinema. O longa, com título Faroeste Caboclo – O Filme, estreia em 30 de maio de 2013.
– O ator Eduardo Moscovis (Cabeça a Prêmio) chegou a ser cogitado para interpretar Renato Russo no filme, mas o papel acabou ficando com Thiago Mendonça (2 Filhos de Francisco).
– Do mesmo produtor de O Contador de Histórias (2009) e Cazuza – O Tempo Não Pára (2004).

Se você ainda não está totalmente satisfeito e quer mais filmes sobre rock, sugiro procurar pelos filmes abaixo:

OS CINCO RAPAZES DE LIVERPOOL (1993)

Menos conhecido que o filme de 2009 (chamado por aqui de O Garoto de Liverpool), “Cinco Rapazes” conta uma história posterior àquela, começando quase perfeitamente de onde termina o outro. Neste filme, John e seu então inseparável amigo Stuart Stutcliffe se unem a Paul, George e, mais tarde, Ringo, para a lendária primeira turnê dos Beatles (que ainda nem se chamavam assim) em Hamburgo. O longa enfoca o drama pessoal de Stutcliffe na decisão de seguir seu talento nas artes plásticas ou ficar com os amigos no grupo.

THE WONDERS (1996)

Uma banda fictícia provavelmente nunca fez tanto sucesso quanto The Wonders. Criado para o cinema, com uma lista de canções originais que se tornaram cultuadas muito além do filme, o grupo nunca existiu, mas tem uma história que poderia representar qualquer rockeiro de respeito – com acidentes na hora do show, empresários de olho no dinheiro e um desejado lugar no topo da lista da Billboard. A música faz um mix de Beatles e Beach Boys, com uma batida irresistível.

QUASE FAMOSOS (2000)

Que rockeiro nunca sonhou em trabalhar na Rolling Stone americana? Cameron Crowe, diretor de Quase Famosos, conseguiu uma chance quando ainda tinha 16 anos, e recriou a situação quase 30 anos depois, no cinema. O filme gira em torno de um garoto que, como ele, foi escalado pela revista para cobrir uma turnê de rock.

DETROIT ROCK CITY (1999)

Fãs da banda Kiss guardam este filme como algo a ser venerado. Ambientado nos anos 70, a comédia conta a história de um grupo de adolescentes que se consideram os maiores fãs e têm todos os objetos e souvenires do Kiss, além de se apresentarem com uma banda cover. Porém, eles não têm os ingressos para seu próximo show e vão fazer de tudo para consegui-los.

ACONTECEU EM WOODSTOCK (2009)

A história do maior festival de música independente do mundo é contada pelo ponto de vista dos donos de um pequeno hotel na vizinhança de Woodstock. Elliot é o filho dos proprietários e tem uma ideia arriscada para tirar o empreendimento do vermelho: oferecer o terreno para sediar um festival, que acabara de ter sua licença caçada no local original. Sem mudar o nome do evento, Woodstock acontece fora de Woodstock e muda os rumos do rock.

SHINE A LIGHT (2008)

Martin Scorcese dirige o documentário sobre os Rolling Stones, acompanhando um único show no teatro Beacon em Nova York, durante a turnê Bigger Bang. Além da apresentação, o diretor capta momentos dos bastidores e explora imagens de arquivo – especialmente para analisar a relação entre Mick Jagger e Keith Richards num balanço de carreira musical que não esconde o fanatismo.

PINK FLOYD – THE WALL (1982)

Revolucionária no som e nas imagens, a banda Pink Floyd lançou em 1982 seu projeto mais ousado: o filme-videoclipe The Wall. Contendo quase todas as canções do CD de mesmo nome, o longa dirigido por Alan Parker mistura atores e uma animação conceitual, quase nonsense, para contar a história de um músico à beira da loucura diante do isolamento decorrente da fama. O filme e o álbum ainda fazem uma crítica à repressão e à guerra. The Wall não poderia faltar na nossa lista, já que prova que arte, política e rock n’ roll podem, sim, andar juntos.

ACROSS THE UNIVERSE (2007)

Inspirada no universo dos Beatles, Julie Taymor cria uma história de amor com fundo político, no melhor estilo psicodélico e paz-e-amor dos anos 70. A trilha sonora, maior charme do filme, repete a estratégia de sucesso usada em Uma Lição de Amor (I Am Sam, 2001): artistas de diferentes características reinterpretam as canções da banda, gerando um daqueles CDs imperdíveis para os fãs. Na história, Jude, Lucy, Prudence e outros personagens das músicas ganham vida na pele de jovens que questionam a guerra do Vietnã e se envolvem em movimentos da contra-cultura.

MENÇÃO HONROSA: DE VOLTA PARA O FUTURO (1985)

Nós sabemos que De Volta Para O Futuro não é um filme sobre uma banda de rock. Mas Marty McFly e a sua performance de Johnny B. Goode (clássico de Chuck Berry) merecem uma menção honrosa na nossa lista de filmes que levaram o espírito rock n’ roll às telas. Afinal, não é todo dia que vemos um garoto subir ao palco de um bailinho e revolucionar a maneira de dançar dos seus próprios pais, depois de viajar no tempo a bordo de um carro super tecnológico. Ponto para ele!

Fontes: Guia da Semana, Cinema10 e AdoroCinema

Gostou? Avalie! Sua avaliação nos ajuda a melhorar o conteúdo.

0 points
Upvote Downvote

Por

Comentários

Deixe uma resposta

Loading…

0

Comments

0 comments

Foto: Luciola Villela

Beco das Garrafas recebe show ‘Dois Tons’ com Lu Dantas e Natália Boere

Elza Soares vira youtuber e responde a famosos